Ética e Sustentabilidade para Techies

Há algum tempo, anos na verdade, venho me questionando se o uso que fazemos da TI atrapalha ou ajuda a sustentabilidade do planeta. Dedicar-se uma vida inteira a desenvolver software para qual finalidade? O fato de termos computadores que podem processar e resolver problemas computáveis é maravilhoso, mas o que de fato fazemos com essa capacidade? A tecnologia da informação é a base da Economia Digital: estamos usando-a para construir um planeta melhor, mais sustentável?

Sustentabilidade significa estar aqui, ocupando o espaço que nos é de direito na Terra, mantendo o ecossistema em equilíbrio e mantendo-o assim para as próximas gerações.

Falei um pouco sobre isso na Campus Party 2017 de Brasília:

Pode parecer um conceito “utópico”, mas o que ocorre, muitas vezes, é uma má informação da sociedade sobre como fazer. É sim possível usarmos nossas competências e conhecimentos para manter esse equilíbrio. Não apenas mantê-lo, mas melhorá-lo. Como?

O exemplo mais INSPIRADOR que conheço é do Ernst Gostch. Ele trabalha na lógica da abundância, não da escassez. Conseguiu recuperar centenas de hectares de terra degradada, transformando-as em terras ainda mais produtivas do que foram. Dezenas de novas nascentes ressurgiram do trabalho de sintropia e agroflorestas que ele desenvolveu. O trabalho dele é uma síntese extremamente sofisticada de princípios herméticos, sistemas complexos e experimentação <3.

Ética e TI

Os impactos da tecnologia nem sempre são visíveis. Especialmente em TI, muitas vezes o impacto ocorre nas mentes e o impacto visível ocorre de maneira indireta e em qualquer parte do planeta.

Exemplos disso são a própria TV e Internet: o quanto essas tecnologias foram usadas para manipulação de mentes para aumentar o consumismo em nome da tal comodidade? Ou em nome do (já falido) “sistema econômico”?

As mesmas tecnologias podem e devem ser usadas com melhor propósito! E isso envolve ética.

Publiquei, junto com eu colega Thiago Sousa, um artigo sobre Cyberética para Engenheirxs de software. Nele falamos sobre as diversas tecnologias e métodos controversos que usamos hoje, pois já sabemos que geram impactos negativos. Muitas vezes esses impactos não têm precedentes, ou qualquer lei que de fato funcione para proteger ou diminuir seus impactos. Por isso, torna-se ainda mais urgente que nos eduquemos sobre como tomar decisões éticas em TI.

Slides da palestra na #Campus Party Brasília 2017

About Author

Claudia Melo

Related Posts