Produtividade na era digital
Produtividade é tema recorrente em debates sobre desenvolvimento de países, organizações, times e pessoas.
O interessante é que o conceito de produtividade está mudando ao longo dos anos, em especial no século 21, onde a inovação passou a ser o diferencial produtivo na era da economia digital.
Produtividade no contexto de aprendizado e inovação
Recentemente, ThoughtWorkers brasucas publicaram o livro Thoughtworks Antologia Brasil – histórias de aprendizado e inovação, que traz diversas histórias que ilustram aspectos de produtividade de times e organizações.
Nesse livro, eu publiquei um capítulo intitulado “Produtividade e adaptabilidade de times ágeis: conceitos e paradoxos“. Explico conceitos modernos de produtividade em um mundo voltado para adaptação (e não mais para otimização).
Também explico brevemente sobre os paradoxos ágeis, como o paradoxo entre ser eficiente e ser flexível. Por definição, um paradoxo é:
Afirmação, na mesma frase, de um conceito mediante aparentes contradições ou termos incompatíveis.
Agilidade traz conceitos paradoxais que aparentam contradição, mas que na verdade não são. Como lembrando por Xiaofeng Wang e Kieran Conboy:
Uma visão paradoxal enfatiza a co-existência entre dois temas aparentemente contraditórios e faz uso dessa tensão gerada, em vez de tentar eliminá-la.