Como conciliar mestrado/doutorado com a empresa?

Como conciliar uma carreira na academia e indústria?

Muitas pessoas já me perguntaram como foi (ou como é) combinar carreira simultânea na indústria e na Academia. Fazer mestrado ou doutorado e trabalhar em empresa, por exemplo.  

Grande parte quer entender qual dos dois lados é mais interessante, vantajoso ou como mover-se de um lado para outro, isto é, da indústria para Academia ou vice-versa.

Outros querem entender se vale a pena fazer um mestrado/doutorado para apoiar o desenvolvimento da sua carreira na indústria.

Este é um assunto para vários futuros posts :-), mas achei interessante compartilhar, desde já, a entrevista que dei à Revista Pesquisa Fapesp.

Nela, conto um pouco como transitar pelos dois caminhos me ajuda a definir melhor os problemas e encontrar possíveis soluções. A união entre teoria e prática nos ajuda a dar um salto nas soluções não apenas em rapidez, mas em qualidade de resultados.

Não se trata de ser teórico ou prático.

Trata-se de combinar e multiplicar conhecimento útil e relevante. É como se você ganhasse mais uma lente para enxergar o mundo: uma lente bem potente! Também falo um pouco sobre como adotei essa forma de pensar inclusive na minha tese de doutorado.

About Author

Claudia Melo

Related Posts